Páginas

17 de setembro de 2016

5 Músicas dos Beatles para Fugir da Realidade

(da esquerda para a direita) John Lennon, Ringo Starr, George Harrison e Paul McCartney
Desde a última vez que vos falei da banda "The Beatles" (post aqui) houve umas quantas coisas que mudaram. Eu deixei de ser uma mera apreciadora das suas lindas músicas e fui contagiada com a "beatlemania", doença incurável que se popularizou nos anos 60, e perdura até aos dias de hoje. Perdi-me de amores com o John Lennon, fiquei a conhecer novas músicas, o movimento hippie (adoro hippies), e a cultura dos sixties.

Eu gosto de ouvir as músicas que poderão ver abaixo quando quero fugir da realidade. Isto porque para muitos as letras das músicas não fazem o menor sentido. E talvez não façam, afinal não existem certezas neste mundo. Mas e no nosso mundo paralelo? Aquele para onde vamos quando desligamos da vida real, o que existe nele? No meu, posso dizer-vos que existem coisas sem sentido, com os nomes e as cores todas trocadas, porque tenho uma mente muito confusa, mas mesmo assim, não deixa de ser o sítio mais bonito que conheço, e onde habito a maior parte do tempo. E para chegar lá mais rapidamente, utilizo o teletransporte, aka músicas dos Beatles.

5- Octupus's Garden: Esta música é muito peculiar, pois a composição e os vocais pertencem a Ringo Starr, o baterista da banda, que apesar de ter cantado em poucas músicas, algumas delas tornaram-se verdadeiros ícones que caraterizam a banda. Só mesmo ele para fazer uma melodia sobre jardins de polvos. Foi lançada no álbum Abbey Road.


4- Yellow Submarine: Escrita por Lennon/McCartney, pertence ao álbum Revolver. Os vocais pertencem, mais uma vez ao Ringo. O nome desta música acabaria por se tornar num dos símbolos mais famosos da banda. Deu origem a uns desenhos animados dos Beatles.


3- Strawberry Fields Forever: Eu pesquisei muito, mas não consegui encontrar a música completa sem que encontrasse covers, por isso caso queiram ouvir a versão inteira, está disponível no Spotify. Composta por John Lennon, inspirando-se na sua infância, pertence ao álbum Magical Mystery Tour, e é reputada como uma das melhores gravações do quarteto. Podemos dizer que foi considerada a "chave mestra" para um novo género de música, rock psicadélico.


2- Helter Skelter: Isto é rock no mais puro estado. Foi considerada a primeira canção heavy metal. Escrita por Paul McCartney, pertence ao White Album. O seu nome não tem tradução específica, mas pode literalmente significar confusão/algazarra. Foi inspirada num brinquedo britânico muito conhecido.


1- Lucy in the Sky with Diamonds: Não podia faltar uma das canções mais conhecidas dos FabFour. Muitos acreditam que o nome da música tem a ver com o alucinogéneo LSD, como podem ver pelas iniciais, mas na verdade, John Lennon escreveu-a inspirando-se num desenho que o seu filho fez. Os vocais também são da sua autoria. Foi lançada no álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, o meu favorito.


São muito peculiares, não são? Só quatro génios é que se lembrariam de escrever canções tão brilhantes como estas, cujas letras podem nem fazer sentido, mas que mesmo assim continuam a ser consideradas as melhores músicas do século XX. E continuarão a ser no século XXI. E no XXII. Porque o legado dos Beatles nunca morrerá.  I love you all to Saturn and back. ♥

9 comentários:

  1. Não conhecia nenhuma delas e apesar de ter gostado de todas continuo a preferir a música Hey Jude.
    Beijinhos

    http://averamarques.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hey Jude é uma música maravilhosa, também gosto muito dela, no entanto, não se adequava à temática deste post. :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Ahaha finalmente alguém me diz isso! Obrigada Ellen :D

      Eliminar
  3. não conhecia nenhuma, sou uma triste xD as músicas são bonitas mas, para mim, quando me quero perder no meu mundo e ouvir algo mais calmo, tem que ser red hot chilli peppers! ando viciada neles, meu deus *-* mesmo assim, vou guardar as duas primeiras porque gostei muito xD
    beijinhos, Noelle :) http://supergirlinconverse.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És uma triste como eu, tu por não conheceres The Beatles, e eu por não conhecer essa banda. -.-' Yellow Submarine é uma música maravilhosa <3
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Obrigada pelo elogio, já dei um saltinho lá ao teu :)

    ResponderEliminar

Façam-me chegar as vossas ideias e opiniões na caixa de comentários! Muito obrigado por gastarem um pouco do vosso tempo a comentarem o que escrevo, isso significa muito para mim! I love you all to Saturn and back ♥