17 de setembro de 2016

5 Músicas dos Beatles para Fugir da Realidade

(da esquerda para a direita) John Lennon, Ringo Starr, George Harrison e Paul McCartney
Desde a última vez que vos falei da banda "The Beatles" (post aqui) houve umas quantas coisas que mudaram. Eu deixei de ser uma mera apreciadora das suas lindas músicas e fui contagiada com a "beatlemania", doença incurável que se popularizou nos anos 60, e perdura até aos dias de hoje. Perdi-me de amores com o John Lennon, fiquei a conhecer novas músicas, o movimento hippie (adoro hippies), e a cultura dos sixties.

Eu gosto de ouvir as músicas que poderão ver abaixo quando quero fugir da realidade. Isto porque para muitos as letras das músicas não fazem o menor sentido. E talvez não façam, afinal não existem certezas neste mundo. Mas e no nosso mundo paralelo? Aquele para onde vamos quando desligamos da vida real, o que existe nele? No meu, posso dizer-vos que existem coisas sem sentido, com os nomes e as cores todas trocadas, porque tenho uma mente muito confusa, mas mesmo assim, não deixa de ser o sítio mais bonito que conheço, e onde habito a maior parte do tempo. E para chegar lá mais rapidamente, utilizo o teletransporte, aka músicas dos Beatles.

5- Octupus's Garden: Esta música é muito peculiar, pois a composição e os vocais pertencem a Ringo Starr, o baterista da banda, que apesar de ter cantado em poucas músicas, algumas delas tornaram-se verdadeiros ícones que caraterizam a banda. Só mesmo ele para fazer uma melodia sobre jardins de polvos. Foi lançada no álbum Abbey Road.


4- Yellow Submarine: Escrita por Lennon/McCartney, pertence ao álbum Revolver. Os vocais pertencem, mais uma vez ao Ringo. O nome desta música acabaria por se tornar num dos símbolos mais famosos da banda. Deu origem a uns desenhos animados dos Beatles.


3- Strawberry Fields Forever: Eu pesquisei muito, mas não consegui encontrar a música completa sem que encontrasse covers, por isso caso queiram ouvir a versão inteira, está disponível no Spotify. Composta por John Lennon, inspirando-se na sua infância, pertence ao álbum Magical Mystery Tour, e é reputada como uma das melhores gravações do quarteto. Podemos dizer que foi considerada a "chave mestra" para um novo género de música, rock psicadélico.


2- Helter Skelter: Isto é rock no mais puro estado. Foi considerada a primeira canção heavy metal. Escrita por Paul McCartney, pertence ao White Album. O seu nome não tem tradução específica, mas pode literalmente significar confusão/algazarra. Foi inspirada num brinquedo britânico muito conhecido.


1- Lucy in the Sky with Diamonds: Não podia faltar uma das canções mais conhecidas dos FabFour. Muitos acreditam que o nome da música tem a ver com o alucinogéneo LSD, como podem ver pelas iniciais, mas na verdade, John Lennon escreveu-a inspirando-se num desenho que o seu filho fez. Os vocais também são da sua autoria. Foi lançada no álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, o meu favorito.


São muito peculiares, não são? Só quatro génios é que se lembrariam de escrever canções tão brilhantes como estas, cujas letras podem nem fazer sentido, mas que mesmo assim continuam a ser consideradas as melhores músicas do século XX. E continuarão a ser no século XXI. E no XXII. Porque o legado dos Beatles nunca morrerá.  I love you all to Saturn and back. ♥

10 comentários:

  1. Não conhecia nenhuma delas e apesar de ter gostado de todas continuo a preferir a música Hey Jude.
    Beijinhos

    http://averamarques.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hey Jude é uma música maravilhosa, também gosto muito dela, no entanto, não se adequava à temática deste post. :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Fico muito contente :) Não tens de agradecer!

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Ahaha finalmente alguém me diz isso! Obrigada Ellen :D

      Eliminar
  4. Amei o blog, ainda não conhecia e achei super interessante.
    Segue meu blog, estou te seguindo como Art of life and books.
    Art of life and books.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio, já dei um saltinho lá ao teu :)

      Eliminar
  5. não conhecia nenhuma, sou uma triste xD as músicas são bonitas mas, para mim, quando me quero perder no meu mundo e ouvir algo mais calmo, tem que ser red hot chilli peppers! ando viciada neles, meu deus *-* mesmo assim, vou guardar as duas primeiras porque gostei muito xD
    beijinhos, Noelle :) http://supergirlinconverse.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És uma triste como eu, tu por não conheceres The Beatles, e eu por não conhecer essa banda. -.-' Yellow Submarine é uma música maravilhosa <3
      Beijinhos

      Eliminar

Façam-me chegar as vossas ideias e opiniões na caixa de comentários! Muito obrigado por gastarem um pouco do vosso tempo a comentarem o que escrevo, isso significa muito para mim! I love you all to Saturn and back ♥