Páginas

22 de julho de 2016

Tive um Bloqueio Criativo! E Agora?


Talvez as crises criativas sejam um dos piores receios de uma blogger. Afinal, sem criatividade, como podemos inovar o conteúdo do nosso cantinho? É algo bastante frustrante e desmotivador. Já passei por muitos bloqueios criativos, e confesso que nem sempre é fácil ultrapassá-los, porém, ao longo do tempo aprendi umas técnicas para contornar esse problema. E hoje venho partilhá-las com vocês. Espero que gostem.

1- Estar atento/a ao que se passa no nosso quotidiano
Já alguma vez vos aconteceu, estarem com os vossos amigos a falar de um determinado assunto, e de repente, pensarem: "ei, isto dava um bom post!"? É importante prestarem atenção ao que vos rodeia e ao que as pessoas dizem, pois por vezes uma simples frase ou uma ação faz com que se faça luz na nossa cabecinha, que por sua vez irá começar a escrever um post mentalmente.

2- Poço das Ideias
Blogger que é blogger sabe que existem fontes inesgotáveis de ideias pela internet fora. As mais conhecidas são o Tumblr e o Pinterest, porém existem outros sites como o We Heart It, Flickr e Flipboard, dos quais se podem inspirar e criar posts maravilhosos.

3- Fazer um "Brainstorm"
Este foi um truque que aprendi recentemente, mas que tem funcionado muito bem. Tudo o que precisamos é de um cronómetro, folha de papel e caneta. Estipulamos o tempo necessário (30 minutos é o suficiente) e durante esse mesmo tempo apontamos no papel tudo o que nos vier à cabeça. E quando eu digo "tudo", é mesmo TUDO, por mais malucas que possam ser as ideias. Não vale censurar nada, pois no final, garanto-vos que já terão algum assunto para escrever. "Ok Athena, isso parece ser uma ideia fixe, mas como é que eu arranjo novas ideias em 30 minutos?", perguntam vocês. Deixo essa resposta ao vosso critério, utilizando como pistas as seguintes palavras-chave: imaginação; criatividade; cérebro; memórias.

4- Sites amigos das bloggers
Há um site, o Blog Post Ideas Generator, que propõe ideias para novos conteúdos aleatoriamente. Apesar de estar em inglês, sugiro que deem uma vista de olhos, pois o site gera ideias interessantes.
Também aconselho o Portent, um site que, com base em tópicos sobre o tema a abordar, gera assuntos cativantes. Mais uma vez, o site encontra-se em inglês, mas vale a pena.

5- Apontar tudo
Com esta dica, não pretendo dizer que é obrigatório ter um caderno para apontar as ideias, mas dá sempre jeito escrevê-las nalgum lado, para evitar esquecimentos (uma coisa que tende a acontecer). Estás numa aula e acabaste de ter uma ideia luminosa? Vai à última página do caderno e aponta. Encontras-te no metro e decides que vais escrever sobre o estilo da senhora sentada ao teu lado? Aponta no memorando do telemóvel.

6- "Ajuda" de outras bloggers
Com isto, estou-me a referir a posts com ideias. Sim, espalhados pela internet podemos ler diversos artigos do género "X ideias de posts para quando não tens inspiração", e esses podem ser autênticos salva-vidas. Deixo-vos aqui alguns exemplos: 1-2-3-4-5

7- Se mesmo assim, continuares na mesma...
Vai arejar! Deixa o computador de lado, vai dar uma volta (podes acabar por voltar com ideias) e quando voltares, respira fundo e deixa o stress fluir. Também podes optar por voltar noutro dia, pois por vezes existem "dias não", em que simplesmente é impossível escrever algo decente.

Recado a todas as bloggers: caso o post vos tenha sido útil, é favor guardar este post nos favoritos, para em caso de emergência, não entrarem em desespero! Hahaha :P

Já conheciam algum destes truques? O que costumam fazer quando não têm ideias para posts? Digam aí nos comentários. I love you all to Saturn and back.

45 comentários:

  1. Quando estou sem ideia nenhuma passo horas no pinterest. Todas essas dicas são maravilhosas, principalmente a dos sites que dão idéias. Adorei!

    www.orbitalunaar.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O pinterest está sempre cheio (e atualizado) de ideias fascinantes! Os sites que sugerem ideias são uma boa alternativa, para quando estamos com um pouco de "preguiça" para criar novo conteúdo. Fico muito feliz por teres gostado ♥

      Eliminar
  2. Gostei imenso das dicas!
    Quando esgotam as ideias da minha cabeça, passo horas a tirar fotos à paisagem em meu redor ou a ouvir música!
    Beijinhos,

    http://moonlightfelicitydestin.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Desligar" um pouco do blogue é uma boa alternativa, e é incrível o quanto uma paisagem pode inspirar uma pessoa! :)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Adorei o post! Achei as dicas muito boas!
    Eu costumo afastar-me do mundo, ir dar uma volta, passear por um sítio que goste e fazer uma boa sessão de brain storming. Também me perco no Pinterest de vez em quando, tenho um album só dedicado a artigos sobre blogs.

    http://myblogtwtme.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que blogger não tem um álbum desses no pinterest?
      Ahaha Muito obrigado pelo comentário Xiá :)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Gostei da ideia do Brainstorm!! :P
    Ultimamente tenho recorrido muito ao número 6. Beijinhos querida

    http://mariana-a-desorientada.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Bom post!!
    Deste ideias muito úteis aqui que eu vou precisar de certeza porque bloqueios criativos são comigo xD
    Beijinho*

    Blog || Polyrhythm

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Popuri, ainda bem que te foi útil ♥
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Adorei o blog é já estou a seguir!!
    Continua com o excelente trabakho.
    Em breve também vou publicar um post com ideias de posts de verão para quem está sem inspiração.
    Beijinhos!!

    myboulevardblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida, muito obrigada pelo carinho! Vou ficar à espera para ver ♥
      Beijinhos

      Eliminar
  7. R: Obrigada! :)
    Ao início pode parecer muito estranho e novo mas vais ver que, tal como me aconteceu a mim, vais habituar-te e as coisas que achavas novas vão começar a ser normalíssimas. Vais ter, sem dúvida, muito trabalho pela frente mas nada que não consigas ultrapassar. Se precisares de alguma coisa avisa!
    Beijinhos

    http://myblogtwtme.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só espero que tudo corra bem nesta nova fase do secundário. Obrigada pelo conselho ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Não é, de todo fácil, criar conteúdo novo e interessante constantemente. Estava neste preciso momento, pós escrita de um post, a pensar em mais assuntos para escrever e adiantar trabalho e não me estava a ocorrer nada! Este post é óptimo, parece que surgiu do céu eheh

    Marli, do My Own Anatomy ☀

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Correção: o post não surgiu do céu, surgiu de Saturno :P
      Sei do que falas, e quando estamos com a pressão da escola em cima torna-se ainda mais complicado ser inovadora e criativa, mas tudo se resolve ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Boas dicas :). O 1 acontece-me muitas vezes.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É não é? Especialmente nos momentos mais inesperados... Fico muito contente por teres gostado, beijinhos :)

      Eliminar
  10. Wow! Very interesting post and I love your blog too!
    Would you like to support each other by follow on GFC & G+?
    Please Let me know if you follow me and I’ll follow back asap!

    Love xx
    Official Seol ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hey Erika! Thank you so much :) I'm going to visit your blog, and if I enjoy it, I'll follow you. ;)
      xoxo

      Eliminar
  11. Este post é muito util, sofro imenso com os bloqueios!
    Beijinhos, Blogue Serviços Secretos Femininos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que todas as bloggers sofrem um bocado com isso... Ainda bem que o post te foi útil :)
      Beijinhos

      Eliminar
  12. eu viz um planner, assim eu nunca fico sem ideias para post, pois anoto tudo que me surge pela mente

    Com carinho, Hina || Alma Criativa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso estava a pensar em arranjar um desses planers, parecem ser uma boa opção! Anotar tudo é muito importante, e por vezes são essas ideias aleatórias que resultam em excelentes posts :)

      Eliminar
  13. Excelentes dicas!

    R: Muito obrigada pelo apoio :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito contente por teres gostado Mellia!
      P.S: Estou cá para o que der e vier ;)

      Eliminar
  14. Achei suas ideias maravilhosas. <3


    http://www.layseoliveira.com/

    ResponderEliminar
  15. Adorei o post! e estou-te a seguir :)
    Mil e um beijinhos,
    Espero por ti, no meu blog : http://soulsecretfashion.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo feedback "Chynesa", a sério :)
      Irei visitá-lo quando puder!

      Eliminar
  16. Óptimo post! Vai me dar muito jeito! :D

    R: o meu Mercury não é de Mercury, mas de Freddie, lê mais em: -> http://neverforgottenmercury.blogspot.pt/p/why-this-name.html

    xx, Edna
    Mercury Rose

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que gostaste Edna! Obrigada :)
      Oh, como pude eu nem me lembrar do Freddie Mercury? Que burra que sou haha Também gosto muito dele, desculpa lá pela confusão :P

      Eliminar
  17. Essa foi daquelas postagens que salvei nos favoritos para sempre que eu precisar, eu conseguir achar... As dicas me pareceram mais do úteis e fico feliz de não estar tendo um MEGA bloqueio agora, mas uma hora volta e é bom estar prevenida ♥

    XOXO Gabbs,
    Feche a Porta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dá sempre jeito uma "ajudinha" quando a criatividade não está do nosso lado... Fico muito feliz por teres gostado, e por teres salvado nos favoritos :)
      xoxo

      Eliminar
  18. Que post bom! São ótimas suas dicas. Uma coisa que gosto de fazer quando me sinto bloqueada criativamente, é entrar no pinterest e weheartit :D

    FacebookLojaInstagram



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste Pam. Não tenho assim muito contacto com o weheartit, mas adoro o pinterest, coisas criativas é algo que não falta nessa rede social ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  19. Muito obrigado por tão bom feedback. A sério!! Fico mesmo feliz por teres achado isso. Se, efetivamente, comprares o produto, depois traz review :D

    Também te dou os parabéns em relação ao blog. Está ótimo em termos de estrutura e conteúdos. Este post foi super útil. A criatividade nem sempre está connosco quando queremos. :D

    NEW TIPS POST | Tips To Make Your Hair Lighter.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora essa Miguel, apenas disse a verdade :P Talvez faça review se comprar o óleo, depois aviso-te.
      E igualmente, muito obrigada pelo feedback, é bom saber que o post foi útil! :)

      Eliminar
  20. Deixaste bons conselhos e dicas todos nos temos estes bloqueios
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste Magda, e sim, todos nós bloqueamos, mas se soubermos ultrapassar as crises criativas, não haverá grande problema :3

      Eliminar
  21. Olá Mii. Honestamente, deixares um comentário num post - que levou tempo e muito trabalho - apenas a divulgar o teu blogue, não é a coisa mais correta a fazer. Há outras maneiras de o fazer, sabes? Não estou aqui a chatear-me nem nada do género, apenas a informar-te, porque enquanto eu costumo levar essas coisas "na boa" há outras bloggers que não levam. ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Excelente post! São ótimos conselhos. *-*
    Por vezes precisamos só de desanuviar, que as ideias vêm ter connosco.
    Beijinhos
    http://missdreamer-blogger.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo feedback :) E tens razão, desanuviar é importante.
      Beijinhos

      Eliminar

Façam-me chegar as vossas ideias e opiniões na caixa de comentários! Muito obrigado por gastarem um pouco do vosso tempo a comentarem o que escrevo, isso significa muito para mim! I love you all to Saturn and back ♥